“Estes são os da beira do caminho, onde a palavra é semeada: quando a ouvem, logo Satanás vem e tira a palavra semeada neles.”
Conselheiro, já pensou, se tivéssemos uma polícia celestial, para que pudéssemos gritar quando a palavra fosse roubada de nós?
Já deve ter ocorrido contigo, em meio a uma conversa importante, de repente toca o celular e ao identificar quem está ligando, nossa mente recorda o assunto e pronto, desviou a atenção do presente. Essa distração, momentânea, nos faz questionar em que ponto da conversa nós paramos.
Esse estudo começou por causa desse pensamento.
O que é que acontece conosco, ao vermos ou ouvirmos qualquer besteira, na tv ou celular, esses entram em nossa mente e não saem mais?
Por que acontece isso com coisas tão idiotas, enquanto a palavra muitas vezes nos é roubada? Jesus não disse que a pedra foi roubada e sim a semente.
Se você andar em um local onde existe um alto índice de furto de celulares e estiver com o seu celular na mão, você será furtado ou não?
Provavelmente sim.
Mas vamos avaliar, se você estiver andando com um Motorola Startac (1996) que já foi um sucesso e outra pessoa estiver andando com um Motorola Moto Edge, quem será furtado?
Pode ser que as duas, porém a probabilidade de ser o Moto Edge é muito maior, porque dos dois, é o que tem maior valor.
A Palavra tem valor para nós! Quanto mais da palavra você conhece, mais liberto estará! Quanto mais livre você se torna, menos Satanás terá controle sobre a sua vida!
Por isso, a mensagem é importante e por isso tão logo ela vem, tão logo ele quer tirar!
A questão é: Como nos prepararmos, para que a palavra entre e produza frutos a 100×1?
A primeira coisa que precisamos entender, é que muitas vezes a mensagem que está sendo fixada em nossa mente, não contém a verdade completa da palavra.
É preciso ficar atento e avaliar, quem são as pessoas que estamos escutando.
Descobri, depois de um tempo, que mesmo conhecendo a palavra, há pessoas que conseguem usar de manipulação para fazer com que ela entre, não com o poder de te transformar através da verdade, mas com a técnica de te influenciar e induzir a agir de acordo com a doutrina dos homens.
Nesse estudo acabei listando alguns exemplos de problemas que a parábola nos sinaliza, se esses problemas fizerem parte da sua vida, aproveite e sinalize no material da dinâmica, você pode e deve fazer suas reflexões.
Alguns problemas da falta de colheita
- A Palavra não entra
- Perdemos a palavra e não somos transformados
- Escutamos, acreditamos, mas não colocamos em prática
- Os hábitos são mais fortes
- Somos levados para direções erradas
- Acreditamos no que dizem e não criticamos o que é dito
- Só na frente dos outros
- Reter lixo é mais fácil que reter a palavra
- Esperamos até sermos levados ao toco
No próximo post falaremos sobre aqueles que falam bonito e os que sabem o que falam.
Sucesso!
Joel Mingatos