Tenham cuidado para que ninguém venha a enredá-los com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo. Colossenses 2:8 NAA
Conselheiros! Tenham cuidado!
“Ninguém ” quer dizer, um agente externo, ou seja, pessoas que você não tem controle, mas sim, tem o poder de te manipular para que você diga sim ou diga não, e que sua decisão possa te afastar do plano de Deus para sua vida, por querer coisas egoístas (elas dizem o que é bom) e não as coisas de Deus (que realmente são boas).
Você sabe que diariamente em nossos negócios pessoas batem em nossa porta com mil estratégias que deram certo ali e acolá.
As vezes estratégias que vão gerar muito dinheiro, sim e que dão certo!
O fim do empreender é gerar dinheiro (o uso dele é você quem decide), então qual o mal por adotar estas estratégias?
Bom, na citação acima de Paulo, ele está dizendo que pessoas manipulam e mudam o que é a verdade de Cristo.
Você tem um negócio e compreende que o cabeça de seu negócio é Cristo, então deve compreender que não é mais o que você quer, mas sim o que ele quer de você através de seu negócio.
As estratégias do mundo podem ser boas para gerar dinheiro, mas será que não vão te afastar do que realmente importa?
Parece besteira, mas investir em um bom negócio pode fazer você tirar a atenção de seu negócio e ter que focar neste novo negócio, pode até ser que você consiga algo que nunca imaginou, mas você está preparado?
Ó Deus, eu te peço dois favores; concede-os antes que eu morra.
Primeiro, ajuda-me a ficar longe da falsidade e da mentira. Segundo, não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o que for necessário.
Pois, se eu ficar rico, pode ser que te negue e diga: “Quem é o Senhor?”. E, se eu for pobre demais, pode ser que roube e, com isso, desonre o nome do meu Deus. Provérbios 30:7-9
Ter um plano de Deus para seu negócio e mudar a estratégia por influência externa, será mesmo uma boa mudança? Não seria falta de fé? Pode ser até algo bom para o agora e não algo pleno para TODA a vida.
A única pessoa que pode dar esta resposta é o Espírito Santo, por isso busque no relacionamento esta resposta.
Se apoiar nas informações das pessoas é colocar seu plano nas verdades de outras pessoas, mas você é responsável por seu plano, não sou eu nem outro conselheiro.
Também, nele, vocês receberam a plenitude. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.Colossenses 2:10 NAA
Você não recebeu qualquer coisa, você recebeu a plenitude, ele é o cabeça da igreja, você é a igreja, a questão que você precisa pensar é, ele é o cabeça do seu negócio?
Se sim, quem você vai escutar, aquele que bateu a porta do seu negócio ou aquele que bateu a porta de seu coração?
Os planos de negócio de Deus são inusitados, se não compreendeu ainda, pergunte a Noé se ele tivesse escutado os outros aonde a arca teria chegado?
Por mais maluco que possa parecer o modelo de negócios que Deus te entregou, tenha fé e faça como Noé, um dia de cada vez.
Muito interessante fazer a comparação entre os negócios do dia a dia com as estratégias do templo.
Pessoas estão esquentando o banco enquanto deveriam estar esquentando os ouvidos escutando a palavra e escutando a Deus em seu relacionamento.
Quero dizer isso por que, antes de sermos empresários, empreendedores, somos filhos de Deus, somos ovelhas de Jesus e isso pode fazer toda a diferença em sua vida e em seus negócios, afinal, você já percebeu que tem sempre alguém que quer fazer o papel de Jesus em nossas vidas?
Na época de Jesus o controle do templo, já não era do sumo sacerdote mas sim de um par de sumos sacerdotes, a direção não era feita mais segundo os profetas, afinal, onde eles estavam? O último que eu me lembre estava com a cabeça em uma bandeja de prata!
Ao avaliar Paulo dizer sobre tradições dos homens, o que será que ele pensaria das tradições que tem ocorrido dentro da igreja?
TRADIÇÃO É: Costume transmitido de geração a geração ou aquilo que se faz por hábito; costume: as tradições de uma região. Herança cultural, legado passado de uma geração para outra
Será que a tradição do templo de hoje é a tradição da igreja primitiva, ou será que ressuscitaram a tradição dos fariseus?
Na verdade, a tradição dos homens sempre buscam pegar a tradição de Deus e adapta-la e criar uma uma nova tradição, que, tipicamente beneficia alguém, e esse alguém quando fala tem autoridade e passa a ser a verdade e a verdade na qual não pode ser contestada.
Cuidado para que você não venha se envolver com os negócios dos homens e se perca dos negócios que Deus tem para você, reflita sobre as influências sobre a sua vida.
No próximo post falaremos sobre, zumbis na folha de pagamento
Sucesso,
Joel Mingatos
Artigo incrivel e muito importante!!!! ?