Você é um bom diretor?
Conselheiro, esse tópico vai nos colocar em cheque-mate.
Será que somos aqueles que as pessoas devem escutar?
Afinal, somos diretores dos nossos negócios e sendo assim, as pessoas terão que nos escutar, pois as direções, certas ou erradas, são dadas por nós.
Primeiro reflita se você se encaixa na descrição abaixo.
“Porque é indispensável que o bispo, por ser encarregado das coisas de Deus, seja irrepreensível, não arrogante, alguém que não se irrita facilmente, não apegado ao vinho, não violento, nem ganancioso. Pelo contrário, o bispo deve ser hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, piedoso, deve ter domínio de si, ser apegado à palavra fiel, que está de acordo com a doutrina, para que possa exortar pelo reto ensino e convencer os que contradizem este ensino.” Tito 1:7-9 NAA
Você pode estar se perguntando, mas Joel, isso aí não são coisas para pastor da igreja? E eu entendo seu pensamento, pois já me fiz essa pergunta também. Afinal, está escrito lá, “encarregado das coisas de Deus”.
Antes de responder este pensamento, leia esta definição:
Um bispo (do grego antigo ????????? ou episcopos; e do latim episcopus: “inspetor”, “diretor”, “superintendente” ou, literalmente, “supervisor”, de ??? (epi), sobre/super + ?????? (skopos), vista, ou seja, “aquele que vê por cima, pelo alto, que supervisiona”) é um título religioso presente em diversas confissões cristãs, tendo cada uma o seu conceito e suas tradições específicas.
Antes do cristianismo, o termo era utilizado para designar todo tipo de administrador (melhor tradução) nos domínios civil, financeiro, militar e judiciário.
Uma mulher é uma episcopisa, embora no Brasil seja popularmente chamada de bispa.
Vamos lá, se você entendeu o significado baseado na origem da palavra, releia a descrição do bispo e avalie se você tem sido assim.
Pode ser que a palavra bispo, o tenha levado à igreja e você tenha bloqueado a sua mente para as demais informações. Mas vamos pensar juntos, sobre o que compreende ser um bispo.
É indispensável que ele (o bispo)
- Seja irrepreensível, (que não merece censura; que não merece ser repreendido: conduta irrepreensível; que não há falhas)
- Não seja arrogante
- Alguém que não se irrita facilmente
- Não seja apegado ao vinho
- Não seja violento
- Nem seja ganancioso
Deve ser (o bispo)
- Hospitaleiro
- Amigo do bem
- Sensato
- Justo
- Piedoso
- Deve ter domínio de si
No versículo diz “encarregado das coisas de Deus”.
Eu creio que os meus negócios são coisas de Deus e dedico cada dia da minha vida, para que eles sejam.
Posso afirmar que não é fácil, mas ali diz que devemos nos tornar esta pessoa, para que toda a nossa equipe possa ter confiança em nossas palavras e decisões.
Afinal, elas devem vir de Deus e não da nossa cabeça.
Se vamos cuidar das Coisas de Deus, temos que entender que sempre estamos sendo cuidados por alguém. A questão é, quem é que está cuidando de você? Afinal, você também é uma coisa de Deus. Mais do que isso, mais bonito e especial do que isso.
Você é FILHO amado do seu pai, feito a imagem e semelhança de DEUS.
Da mesma forma que devemos nos avaliar, precisamos avaliar a pessoa que tem cuidado de nós. Será que ela se encaixa em tudo isso que a palavra ensina?
Algo que precisamos entender, pode ser que exista uma certa divergência entre a realidade e o que a palavra ensina e é você quem deve tomar uma atitude.
Pois um dos pontos para frutificar, é saber a quem você deve escutar e outro ponto é a sua auto responsabilidade, ou seja, o que você vai fazer com esta informação.
Grandes coisas temos pela frente agora! Iremos refletir sobre o nosso comportamento, sobre o comportamento dos nossos diretores (bispos) e identificaremos quais são as divergências existentes.
Você tem suas características pessoais, mas existem pessoas que você deve imitar e este é o assunto do próximo post.
Sucesso,
Joel Mingatos