Status da religião dos brasileiros
- Não tem religião: 10%
- Católica: 50%
- Evangélica: 31%
- Espírita: 3%
- Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
- Outra: 2%
- Ateu: 1%
- Judaica: 0,3%
Em tudo existe um manual de procedimentos
como é que eu li e não consegui encontrar onde existe batismo de crianças.
Isso nos prova que 50% da população, tem um dos seguintes problemas.
- Não sabem interpretar um manual de instrução.
- São maria vai com as outras, afinal, se todo mundo faz, como é que eu não vou fazer também!?
Introdução
A culpa de eu estar escrevendo estes pequenos insights sobre a Sã doutrina de Cristo, só pode ser da minha mãe.
Quando eu tentava convencê-la de algo, eu usava argumentos como:
– mas vai todo mundo e todo mundo faz.
Mas ela me dizia:
– Você não é todo mundo!
Já que eu não sou todo mundo, por que é que eu tenho que fazer o que todo mundo faz?
Foi pensando nisso que dei início neste estudo da sã doutrina, afinal tem muita INSANA doutrina por aí.
Tem gente vendendo Jesus, tem gente comprando Jesus, mas o que mais tem, é gente ficando tão decepcionado com Jesus em função de tanto engano.
Já que todo mundo faz e uma pessoa (Padre ou Pastor) com tanta credibilidade está afirmando que é verdade, como é que eu, vou questioná-lo?
Digo isso em função das pessoas não questionarem os pastores e padres.
Como é que eu vou perguntar/questionar uma pessoa tão “santa”?
Como é que eu, uma simples ovelha, leio a bíblia e não consigo compreender por que a religião é tão diferente do que está escrito?
Pastores ao serem confrontados dizem que ovelha não fala, mas ninguém falou que ela não poderia escrever!
A bíblia mesmo diz para termos cuidado com os lobos em pele de ovelha, afinal Chapeuzinho vermelho já nos ensinou, ela sabia que não era a vovozinha, mas mesmo assim acreditava no lobo mal.
Assim é a religião, nós lemos a bíblia, mas quando olhamos para a religião percebemos algo diferente, tem orelhas grandes, olhos grandes e mãos grandes e mesmo assim a religião está sempre tentando nos enganar.
Não importa onde você esteja, lobos querem sempre a mesma coisa, comer a chapeuzinho e a vovozinha e a questão é:
Quem você vai ser nesta história da insana doutrina de Cristo?
Aliança
Antes de explicar sobre o batismo efetivamente, a melhor comparação que posso fazer do ato de batizar é comparando a ação com um casamento e a aliança entre um casal.
A reflexão é: Ao casar o marido compra a aliança para a esposa, com qual motivação?
- Ela impede de trair?
- Ela impede de se separar?
- As palavras, até que a morte os separe, impedem de separar?
Na verdade tudo é apenas um ritual, que não impede as pessoas de se separarem.
O Batismo
Após Jesus se batizar ele foi direcionado pelo Espírito Santo para o deserto, onde jejuou 40 dias, e é sobre jejum que iremos falar no próximo capítulo da Sã doutrina.
O batismo é um ato de declaração perante a sociedade, mas simplesmente se batizar (entrar nas águas), não garante sua salvação.
O batismo tem apenas alguns passos:
A sua relação não é com a igreja (templo físico) e sim com o Espírito Santo (o verdadeiro templo)!
- Reconhecer que é pecador
- Ser batizado nas águas
- Morrer para a carne
- Renascer para uma nova vida
Neste processo é fundamental existir uma declaração, mas esta falarei logo mais.
O batismo é uma declaração onde informamos para a sociedade que agora somos cristãos e neste caso é necessário reconhecer que é pecador, por isso, uma criança não é batizada, pois falta consciência sobre o que é pecado.
Outro detalhe, realmente batismo não exige muitas coisas, algumas passagens são bem interessantes, veja como é simples.
³⁶ Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? ” ³⁷ Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. ³⁸ Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Atos 8:36-38
Se começarem a falar muita coisa e criar muitas regras… já entrou mais uma insana doutrina …
⁶ Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. Mateus 3:6
Se você não sabe imagine uma criança
O reconhecimento do pecado é complicado, afinal somos todos santos, não matamos e não roubamos, esses são pontos que muitos ficam se achando santos e na verdade são apenas pessoas hipócritas, achando que apenas isso é pecado.
O pecado vai muito além, principalmente o nosso ego, nosso egoísmo, nossa idolatria por pessoas, nossa dependência do dinheiro, nossos desejos carnais, enfim, uma lista interminável, mas muitos se acham santos porque não cometem alguns delitos.
O reconhecimento é complexo e ele ocorre todos os dias e em todos os momentos, mas somente o Espírito Santo que nos constrange para que possamos avançar e perceber quando pecamos.
Eu procurei, mas não consegui encontrar um local onde alguma criança foi batizada na bíblia.
Pode ser que exista uma confusão, afinal se Jesus passou por um ritual quando criança, por que não deveríamos passar também?
¹⁹ Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. ²⁰ Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito. ²¹ Completando-se os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, o qual lhe tinha sido dado pelo anjo antes de ele nascer. ²² Completando-se o tempo da purificação deles, de acordo com a Lei de Moisés, José e Maria o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor ²³ (como está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor” ) Lucas 2:19-23
Apresentar uma criança na igreja as pessoas querem, mas e o sacrifício e a circuncisão?
Os tipos de Batismos
- Batismo nas águas
- Batismo do espírito
- Batismo de fogo
- Batismo na morte
Batismo nas águas, o batismo de arrependimento:
João Batista surgiu no deserto pregando para as pessoas se arrependerem pois o Reino de Deus estava próximo.
Muitos dos fariseus e escribas vinham ver o que estava ocorrendo e João Batista os criticava, pois eles tinham conhecimento das leis, mas não viviam conforme a lei.
Um grande detalhe que vale a pena ser citado, por que João Batista batizava as pessoas e criticava os religiosos?
Nos tempos atuais, quando você critica um religioso que não vive conforme a vida cristã, principalmente os líderes religiosos, eles pregam que o membro é rebelde e a consequência é solicitar o desligamento ou colocar o membro de banco (como se fosse na reserva de um time de futebol).
O que podemos aprender com João Batista sobre isso é que:
- membros novos que não conhecem a sã doutrina, precisam receber conhecimento e não julgamento
- Os membros mais antigos que possuem o conhecimento da sã doutrina e não a vivem, sim devem ser julgados em função de seu desvio de caráter ou práticas ilícitas. Veja esta repreensão de Paulo.
Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: “Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus? Gálatas 2-14
Batismo no espírito: Efetividade da conversão
Alguns resultados de receber o Espírito Santo na conversão são:
Certeza da salvação – o Espírito Santo nos convence que somos filhos de Deus e que fomos perdoados – Romanos 8:16
Entendimento – através do Espírito Santo, entendemos realidades espirituais e as palavras da Bíblia ganham sentido – 1 Coríntios 2:12-13
União com a igreja – ficamos unidos pelo Espírito Santo a todas as outras pessoas no mundo que aceitaram Jesus como salvador
Uma grande dúvida é, preciso ter o batismo de arrependimento para ter a experiência com o Espírito Santo?
Antes de eu responder acho melhor ler este trecho.
Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem. 45 Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios, 46 pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus.
A seguir Pedro disse: 47 “Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós!” 48 Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois pediram a Pedro que ficasse com eles alguns dias.
Primeiro receberam o Espírito Santo, depois foram batizados, pois é a bíblia diz que sim. Para entender bem, vale a pena conhecer mais sobre Cornélio, para isso, leia Atos 10.
Batismo de fogo: Queima a sujeira
O fogo é um agente que purifica e queima toda a nossa sujeira, o Espírito Santo nos mostra e nos convence de nosso pecado, o fogo queima e vai nos purificando isso quer dizer que vai mudando nossos hábitos para que possamos ser mais semelhantes com Cristo.
Batismo na morte.
Cristo foi morto e ressuscitou, nós assim como ele morremos para nós mesmos e ressuscitamos para uma nova vida, uma vida onde deixamos os nossos pecados para trás e estamos prontos para a vida eterna. Muitos acreditam que a vida eterna ocorre após a morte, mas a morte já ocorreu em no batismo, pois ali, você morreu para você, e renasce como uma nova vida, uma vida eterna.
Avaliando estes 4 pontos e compreendendo que o ato de batizar é muito simples, por isso o mais importante é a transformação do caráter, do desejo de ter uma nova vida e viver essa nova vida sem olhar para trás.
O bom de olhar para trás é para ver que cada vez ela está mais distante, até que você não a veja mais.
A grande dificuldade é o receio de pensar, o que as pessoas vão dizer de eu me tornar um cristão. Pensamentos como esse demonstra que o batismo é um divisor.
Um exemplo, se você segue uma religião, exemplo católica e é batizado nas águas como a prática de João Batista, isso irá gerar uma divisão entre os irmãos católicos e com a atitude tomada pelo membro de se batizar nas águas em uma igreja não católica.
Em muitas famílias ocorre que os parentes dizem: “esse virou crente” para o familiar que tomou a iniciativa de entregar a vida para Jesus.
Ou seja, o batismo é a confissão de fé, que pode gerar uma divisão, exclusão ou preconceitos.
Enfim, é importante saber o que está realmente fazendo, assim como um homem deixa de ser solteiro e não anda mais nos locais que andava, assim será a nova vida, uma vida onde práticas que não condizem com Cristo serão abandonadas e que muitas pessoas podem vir a criticar.
Na verdade, você não é obrigado a deixar de fazer nada, Jesus não proíbe você de praticar seus hábitos antigos, o que ocorre é que, ao ser batizado com o Espírito Santo e com fogo, você é que não vai querer fazer o que fazia antes.
Compreenda algo: Você pode tudo, a questão é que se você ainda quer fazer coisas que sabe que não deveria, ainda falta transformação e é uma questão de tempo ou de pedir em oração sobre essa transformação ou pode ser cara de pau, de saber que não deveria e continuar fazendo.
Você não escolhe
Muitos são batizados na água, mas nem todos no espírito. Na verdade, não somos nós que controlamos Deus, e sim ele quem determina.
¹⁵ Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, ¹⁶ pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. ¹⁷ Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Atos 8:15-17
Outro trecho.
⁴ Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? ” ⁵ Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor? ” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.
⁶ Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”. Atos 9:4-6
Em um exemplo temos a imposição de mãos, em outro Jesus fala diretamente com Paulo, ou seja, não existe regra, não existe ritual, existe o poder de Deus que manifesta como ele deseja, quando ele deseja e com quem ele deseja.
A religião afoga
Anabatista, você conhece?
O primeiro uso do termo anabatistas ocorreu após o Segundo Concílio de Cartago no ano 225, quando 87 bispos sob a direção de Cipriano de Cartago decidiram rebatizar os fiéis das igrejas adeptas de Novaciano, porém o bispo da Igreja Católica, papa Estêvão I combateu a aceitação do batismo feito por grupos cismáticos.
O anabatismo moderno surgiu durante a Reforma Protestante do século XVI. A Reforma, baseada nos princípios de justificação pela fé e do sacerdócio universal, levou ao desenvolvimento da doutrina de adesão voluntária do crente à Igreja.[2] Contudo, Lutero, Calvino e Zuínglio mantiveram o baptismo infantil, ao passo que os anabatistas liderados por Georg Blaurock, Conrad Grebel e Félix Manz ansiavam por uma reforma mais radical, tanto na questão do baptismo, quanto no que se refere à vinculação da Igreja e do Estado, defendida por Lutero (como uma espécie de Governo civil inclusive sobre a Igreja), ou por Calvino (que defendia uma total separação da Igreja e do Estado, mas em que ambos se ajudavam mutuamente).[3]
Os anabatistas fundaram então sua primeira igreja no dia 21 de janeiro de 1525, próxima a Zurique, na Suíça. Perseguidos na Suíça, o movimento se espalhou pelo sul da Alemanha, Vale do Reno, Caríntia e Países-Baixos.
Católicos e protestantes perseguiram os anabatistas, recorrendo à tortura e execução na tentativa de conter o crescimento do movimento. Os protestantes sob Ulrico Zuínglio foram os primeiros a perseguir os anabatistas, com Felix Manz tornando-se o primeiro mártir em 1527. Em 20 de maio de 1527, autoridades da Igreja Católica Romana executaram Michael Sattler. O rei Fernando declarou afogamento (chamado “terceiro batismo”) o melhor antídoto para anabatistas.
Por favor, preste atenção:
Os religiosos mataram Jesus.
Os religiosos matam o que não compreendem e criam as insanas doutrinas e pior, tudo em nome de Deus.
Liberte-se da religião e deixe o Espírito Santo agir em você!